No momento, você está visualizando Você pode estar sendo enganado

Você pode estar sendo enganado

No turbilhão de tantas informações, como saber o que é de fato verídico e o que não passa de especulação e mentira, ou simplesmente algo distorcido?

As informações transmitidas pelos canais de mídias digitais, televisivas, ou impressas são confiáveis?

Muitos acham que o Google é a fonte das verdades e não sabem, nem mesmo, que o Google (e seus pares) não passam de motores de busca, não possuem conteúdo nenhum. O Google funciona buscando informações e pesquisas que estão hospedados em vários sites de pessoas comuns, organizações, grupos religiosos, empresas, jornais, revistas, etc. Salientamos ainda que para estar entre os primeiros que aparecem nas listas dos pesquisados na busca, em muitos casos é preciso pagar.

Este artigo tem como objetivo auxiliar no sentido de melhor depurar e filtrar as informações a fim de mitigar ao máximo o risco de estarmos sendo enganados ou influenciados tendenciosamente, nos afastando dos fatos reais e da verdade!

Vamos começar com um exercício para analisar fatos verídicos e fatos fictícios, nestes dias assisti novamente o filme Titanic de 1997 do produtor James Cameron, fiz uma pesquisa e usaremos o filme como se fosse uma informação divulgada e compararemos com dados históricos para saber o quanto se aproxima da verdade dos fatos conhecidos.  Saberemos o que de real existia no filme e o que era inventado para dar base para a produção cinematográfica.

Lógico o naufrágio do Titanic aconteceu em 14 de abril de 1912 colidindo com um iceberg no oceano Atlântico a caminho de Nova York.  Isso foi amplamente noticiado e confirmado pelos os sobrevivente e outras embarcações. Também sabemos que o navio afundou e nunca chegou ao seu destino!

Porém, encontramos a história de Rose e de Jack, contada em detalhes no filme, Esta história nunca aconteceu. Também não é real o fato do diamante, nem mesmo a história de muitos personagens que o filme traz!

Na história do Titanic, o colar nunca existiu. Trata-se de uma peça unicamente desenhada e produzida especialmente para o filme “Titanic 1997”. O colar “Coração do Oceano” foi um objeto chave no drama que foi contado no cinema, assim como os personagens Jack e Rose, nunca existiram no naufrágio real.

O interessante é que replicas (bijuterias) deste diamante foram vendidos aos milhares após o filme!

Temos entretanto, fatos reais, como a historia do capitão Edward que fazia a  ultima viagem antes de se aposentar, e do engenheiro construtor do Titanic, Thomas Andrews que afundou juntamente com o capitão Edward, a forma como o navio afundou também são confirmadas e verdadeiras .O filme relata estes fatos também.

Há vários exemplos que podemos usar nesta tragédia, como foi noticiada e como ela foi dramatizada no filme de James Cameron. Quem assiste o filme e o toma como verdade, incorre em erros em relação a verdadeira história do naufrágio!

Neste objetivo, a partir das informações que nos chega a todo o momento é conseguir fazer uma separação filtrando o que é real e o que é fictício, da melhor maneira possível. Mas perceba que no filme está misturado fatos reais com fictícios. Da mesma forma acontece com muitas notícias que recebemos hoje em dia! Lembre-se você está no meio de um turbilhão de informações que tem vários objetivos, bons e outros maléficos, uns puros e outros escusos!

Como então reconhecer se algo é verídico e confiável?

Como separar o que de fato é verídico com o que é inventado e deturpado?

Primeiro passo é seguir os conselhos das Escrituras Sagradas, a Bíblia!

O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez. Prov. 14:29

Vês uma pessoa precipitada ao falar? Pois espera-se muito mais de um insensato do que de alguém com essa atitude. Prov. 29:20

Não é bom proceder sem refletir; erra o alvo quem é precipitado. Prov. 19:2

“Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!”. Prov. 4:26

Todas estas recomendações nos orientam a não ser precipitados a concluir algo, analisar, ponderar, refletir, para aí sim, tomar uma decisão, bem pautada com fundamentos e ordenado!

Como estabelecer um fato real?

Na Lei de Moisés, nada se torna verdadeiro sem estar confirmado com no mínimo duas testemunhas!

Está igualmente escrito na vossa lei que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. João 8:17

Atualmente observamos na lei brasileira e na de vários países do mundo a necessidade de testemunhas para incriminar uma pessoa e trazer a verdade a tona! Temos no direito a categorização para o tipo de testemunhas. Porem nosso espaço aqui, vale dizer de dois tipos somente, as circunstanciais e as oculares.

Eu tive aula com um Juiz de direito, em uma aula, nos trouxe um caso que estava em sua repartição para analisarmos:

O caso era em uma academia: uma jovem estava processando o dono desta academia por assedio sexual, no processo foi necessário testemunhas e provas que comprovavam o crime.

Uma testemunha existia e deu seu depoimento, o caso foi concluído e o dono da academia foi inocentado do crime de assédio! Os fatos vieram à tona! O depoimento da testemunha não tinha congruência com a história da vítima, gerando contradições exacerbadas.

O juiz então começou uma análise dos fatos, acareou as duas partes e descobriu a verdade.

No caso: O dono da academia tinha uma questão em aberto nos pagamentos    da funcionária, a mesma queria uma vingança, arquitetou um plano, combinou com uma amiga para ser sua testemunha e lançaram a trama. O juiz hábil ao analisar as informações, decifrou os fatos e as narrativas, chegou na veracidade e deu “ordem de prisão para a mentira”!

Na Igreja precisamos também saber discernir e ser o mais sensível possível, pois também enfrentamos conflitos, estes oriundos em todo grupo social.

Para isso Deus, concedeu para uso da igreja através do Espírito Santo um dom especifico para este fim:

O dom do discernimento! I Cor.12:10

Os líderes da igreja precisam sempre estar aptos e capacitados por Deus através deste dom, para lidar com as coisas pertinentes a Igreja de Cristo! Veja: I Cor. 4:5; 5:12;6,2 a 5; 11:31; 2:15; Judas 1:22.

Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona. Prov. 20:5

Este dom traz clareza, remove confusões e nos dá direções claras, João em suas cartas nos diz que devemos testar os intentos do coração. Para descobrir os falsos mestres.

Voltando para a vida cotidiana, precisamos igualmente de discernimento!

Temos presenciado uma avalanche de notícias em que grupos políticos, econômicos, eclesiásticos e criminosos tem se utilizado desta ferramenta, as fake News, como arma de guerra, para confundir, destruir e tirar proveitos para suas organizações.

Vamos caracterizar algumas das vertentes desta verdadeira babel de informações:

A primeira que vou abordar é a notícia falsa, puramente falsa

Um bom exemplo é uma notícia que foi divulgada a algum tempo, muito difundida por evangélicos em todo o mundo, inclusive na nossa igreja local, a notícia reportava que arqueólogos haviam achado esqueletos de homens gigantes, com medidas similares aos descritos de Golias!

Era uma notícia falsa, foi distribuída por inúmeros crentes que de boa-fé, pensaram, sem analisar, que havia se encontrado ossadas dos antigos gigantes descritos nas Escrituras. Os homens de grande estatura existiram. Mas o achado arqueológico não passava de uma montagem e uma mentira.

Outras fake News constantes que vamos usar de exemplo, são aquelas que ficam vagueando nos grupos de WhatsApp, a respeito do Papa, umas delas diz:

“Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criar um novo livro”

Esta noticia foi distribuída para milhões de pessoas pelo mundo todo, e não passava de um material de um site humorístico.

Há uma infinidade de notícias falsas que fizeram com que alguns organismos, empresas e governos, possuam uma estrutura de pesquisa ou de noticias oficiais para verificação e confirmação.

A segunda gama que vamos abordar são as noticias fora de contexto, são as mais comuns, por trazer uma fração de fatos e depois a distorção e a manipulação pelas partes interessadas.

Estas notícias, muitas vezes, usam de frases ditas por pessoas em outro momento da história e a colocam em um outro contexto atual, fotos e imagens manipuladas, notícias recortadas, enfim é um emaranhado de manipulações que costuram, remendam, distorcendo e adequando de acordo com os interesses dos grupos em questão.

Só para se ter uma idéia na questão política de 2018 um instituto levantou milhares de fake News que foram compartilhadas por milhões de pessoas, este fenômeno (da mentira) foi constatado em escala fabril nas eleições americanas que elegeram Donald Trump. Este fenômeno usa-se de inteligência artificial e milhares de robôs que trabalham nas redes parecendo ser pessoas reais!

Este tema contemporâneo fez os criadores dos grupos sociais a se questionarem por suas criações e sua finalidade! Tanto o Facebook, como outros canais estão tentando controlar a disseminação deste tipo de informação e a manipulação das tais, como também o uso de inteligência artificial, para este fim!

Isso, por certo, será uma arma do Anticristo, pois sabemos quem é o pai da mentira e acredito que no futuro bem próximo, será a maior arma de disseminação do ódio e nos levará ao Armagedom!

Aquele cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

E com todo engano da injustiça para os que perecem, porquanto não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, portanto, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam na mentira;   II Tess. 2:9 a 11!

Nesta segunda gama, também quero enfatizar, que varias denominações pseudo cristãs fazem uso da distorção e manipulação de textos bíblicos para adequarem os seus pensamentos absurdos!

Exemplos são os Testemunhas de Jeová que distorcem os fatos: dos 144.000, a absurda ideia da casa dos patriarcas, o revoltante posicionamento no transplante de órgãos e outras heresias. Totalmente contrário ao contexto bíblico!

Outro exemplo são os mórmons que desde o seu fundador acreditava em habitantes na lua, a vergonhosa doutrina dos templos e a poligamia, além de um livro adicional de Jesus só para a Igreja dos Estados Unidos.

Todos estas Igrejas são baseadas em nacionalistas lunáticos americanos que achavam que o mundo não era nada alem dos Estados Unidos menosprezando o restante do mundo. Se utilizaram desta técnica da distorção, da mistura de algo verdadeiro com uma mentira disfarçada, corrompendo a verdade das Escrituras e enganando milhões!

Muitos pregadores hoje são persuadidos a fazerem isso nos seus sermões, pois querem agradar sempre seus ouvintes e caem nas dissuasões da manipulação. Até mesmos em seus testemunhos.

A terceira forma que vou abordar é a noticia ou até mesmo “revelação” equivocada.

Existe uma enorme quantidade de profecias, revelações e informações difundidas no meio evangélico que são nada além de sentimentos emotivos oriundos por momentos de euforia do individuo!

Não quero dizer que não creio no dom de Revelação ou profecia, sim creio. Porém, tudo precisa estar ajustado a serviço do reino de Deus e passar pelo crivo da Igreja local estando firmada no contexto das Escrituras Sagradas!

Paulo e Pedro nos fala que o Espírito Santo havia informado de uma grande fome que viria na época da igreja incipiente, também vemos atividades direcionadas a partir de revelação do Espírito Santo para o movimento da igreja neste mesmo momento. Sempre na direção do propósito do Reino de Deus.

Porém agora o que vejo são profecias direcionadas a prosperidade de indivíduos, foco em conquistas de determinadas placas de igrejas. No livro de Reis temos os 400 profetas bajuladores para apenas um da parte do Senhor.

Temos que abordar também uma situação psicológica observada há muito tempo , chamada de síndrome de Jerusalém, ela é observada comumente quando na visita de crentes a Jerusalém , onde se constata um fenômeno crescente de indivíduos, que começaram a achar que eram profetas do passado, gritando pelas ruas e falando como se fosse estes profetas.

Isso se dá em certo nível, nas igrejas atualmente, em ambientes com grande euforia; porém os profetas de outrora ou de hoje não necessitam destes ambientes para terem revelações de Deus. Estas mensagens depois, são colocadas como verdades em grupos de mídias digitais e se espalham, que loucura!  I Tim. 4:2

A quarta cepa destas notícias falsas eu categorizo como meias verdades

É o caso claro de terminar a frase no ponto que te beneficie a parte que não, você oculta!

Alguns dizem que contar meias verdade é contar a mentira duas vezes!

A quinta deste grupo seleto seria a noticia isolada sem ligação com o seu meio contextual

Vou usar um texto bíblico encontrado no livro de Josué para tentar exemplificar. Encontramos duas tribos de Israel construindo um altar próximo a margem do Jordão. A noticia se espalhou e as outras tribos se armam para guerrear contra seus irmãos, quando se verificou os fatos se descobriu uma outra situação e motivação para aquele altar. A noticia era verdadeira, mas o contexto motivador para construção do altar era outro. A guerra foi evitada.

Neste grupo acima podemos inserir as noticias antigas usadas em um cenário do momento atual, isso é muito comum! Pegam um fato do passado e reportam como um fato atual, acontecidos naqueles dias!

Sexto grupo eu chamaria de noticias agrupadas sem contrabalanceamento

Isto é evidente nestes sites de notícias com víeis ideológico ou mercadológico

Elas só divulgam noticias que vão ao encontro de sua ideologia ou negocio

Os sites de noticias como o Antagonista ou seu oposto o Brasil 247 são bons exemplos destes tipos.

Neste podemos considerar as noticias que são criadas para tirar o foco de outras.

Me lembro de uma história que minha mãe me contava, dizia que meu avô, pai dela e seus irmãos colocaram fogo em uma tuia de milho para o pai deles parar de bater na mãe deles. Trágico e revoltante, mas muitas coisas são assim, se “incendeia” um lado para tirar o foco do outro!

Existem os furos de reportagem e notícias especulativas com sensacionalismo, é o caso de canais de informações, que querem ser os primeiros a divulgarem algo para ganharem audiência sabendo que não há evidencias para tal, somente boatos de algo iminente a acontecer. Temos o exemplo recente da noticia da morte do ditador Kim da Coreia do Norte, ele não era visto a 20 dias, faltou em uma festa nacional, então os jornalistas concluíram que havia morrido e noticiaram a sua morte, especulando boatos! Meu filho me chamou e disse o Kim morreu, eu fui averiguar e descobri que alguns canais divulgavam e outros diziam não haver evidencias. Depois de 5 ou 6 horas os noticiários desmentiram a informação.

Dentro destas formas de fake News também precisamos colocar as noticias e informações que saltam aos olhos, são aquelas que queremos ver ou saber, que nos agrada. Os meios de comunicação sabem disso e as usam para nos atrair, isto gera uma maquina de produção de informações e propagandas falsas ou semi- verdadeiras.

Neste ponto é onde uma armadilha pode ser preparada, se não tomarmos cuidado, somos pegos em cheio!

Isso é amplamente usado por propagandas na internet, promessas de ganhos absurdos, remédios milagrosos, “terapias maravilhosas” e fofocas de celebridades e por ai vai.

Neste tipo, no nosso contexto bíblico, cito apenas uma que é recorrente, a respeito da Arca de Noé.

Quantos golpes vimos com as moedas digitais com promessas de ganhos volumosos, muitos ainda acreditam em tudo que está publicado e não analisam com um pouco de bom senso e cuidado!

Na dúvida peça ajuda!

Há um grande numero de criminosos, golpistas que usam e estão na internet, estes, pelo fato da falta de legislação para coibir estes crimes como também a minimização dos riscos de serem apanhados pelos crimes na internet, acham um campo fértil para espalhar suas armadilhas.

Mas a maioria das vezes caímos nestes golpes e somos assolados pelas orlas criminosas digitais, causada principalmente pela nossa cobiça e curiosidade, e algumas vezes ingenuidade ou até mesmo preguiça.

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência (cobiça). Tiago 1:13-14

São as noticias absurdas e milagrosas que te levam a entrar em um link e tentar perseguir a informação, são elaboradas como uma isca, salta aos olhos para te levar a uma venda de produto, a um golpe ou simplesmente acesso ao site ou aplicativo.

Eu conheci muitas pessoas que caíram nestas armadilhas e eu mesmo já caí, trazendo vírus para meu computador, golpes de cartão de crédito e roubo de informações do meu WhatsApp. Um sub mundo de crimes na internet, que começam com mentiras, com meias verdades e com facilidades aparentes que na verdade não passam de engodos travestidos de oportunidades que despertam o interesse.

Sem dizer as vezes que clicamos em algo sem ler e começam a cobrar por um serviço ou porcaria que nunca foi requerido.

È importante dizer que as empresas de hospedagem remuneram sites por acessos, então desperta uma corrida com objetivo financeiro, e a ética na maioria das vezes é deixada de lado.

Vamos agora trazer uma lista de maneiras que você possa se proteger dessas fake News

1- Verifique a fonte, tenha segurança da origem da informação. Cuidado há imitações de sites e links, principalmente enviados por email ou links em WhatsApp, sempre busque na origem digitando o endereço do site diretamente na barra de endereços. Cuidado com links, atalhos! Desconfie é o primeiro passo.

2- Certifique que não foi somente este canal que divulgou a informação, veja o que dizem os demais canais paralelos. Na segunda guerra mundial, era utilizado milhares de tanques de guerra infláveis, desta forma os aviões tiravam fotos e achavam que um grande destacamento de tanques iria atacar em um local e removiam todas as defesas para o enfrentamento deixando outra parte vulnerável:

3- Espere a informação depurar por alguns dias (quando possível), com isso ela se torna mais consistente.

 Nestes dias se noticiou uma invasão de vespas que começou a preocupar os Estados Unidos, pois as mesmas matam as abelhas que são parte responsáveis pela polinização da lavouras, estas vespas também se apresentaram como um risco as pessoas por serem perigosas e junto com esta notícia surgiram outras que mostrava vespas gigantes matando roedores. Depois de alguns dias corrigiram que as vespas vistas nos vídeos e notícias do ataque aos roedores não eram as mesmas que estavam chegando nas lavouras dos Estados Unidos vindas da Ásia. As informações foram depuradas depois de três ou quatro dias!

4- Pelos frutos conhecereis as arvores, Jesus nos adverte a respeito da origem! Quem está por trás da informação?

5- Verifique se não é uma noticia encomendada, me lembro na empresa, que quando queriam saber se algo seria aceito no grupo, deixava a informação vazar por meio de fofocas planejadas, para saber o impacto e depois disto poderia ser desmentida ou confirmada de acordo com a reação do grupo! Este tipo vemos constantemente. Como exemplo, foi o caso do churrasco na casa do Presidente do Brasil em plena pandemia do Corona vírus! Depois que a informação correu e viu que tinha uma reação negativa, disseram que era Fake.

6- A notícia de colocar o “bode na sala” esta é clássica, lançam uma situação pior para depois chegar na menos pior e todo mundo fica contente, pelo fato que a situação não é tão ruim assim. Tirando o “bode da sala”! Coloque 10 coisas ruins e depois tira 5 e todos ficam satisfeitos com as 5 que desde o começo era o objetivo!

7- Qual é a motivação e o responsável pela difusão da noticia – interesse publico, político, de imagem, opinião, pessoal; enfim algo faz a grade de noticias ser elencada em qualquer noticiário! Para onde caminha o interesse da divulgação?

8- Cuidado para não ser contaminado com isso e se tornar um transmissor de fake News- o objetivo deles é que você seja transmissor – coloque a informação na quarentena veja se sobrevive. Quebre a corrente.

9- Meça os exageros e a proporção das informações, veja se é tudo isso mesmo, superlativo ou inferlativo. Cuidado com o sensacionalismo.

10- A noticia “efeito manada” tem por objetivo levar a todos para uma direção, existem diversos interesses neste grupo! Onde mais encontramos é no comercio e na questão envolvendo dinheiro!

Quando o desenho do Popaye foi exibido, disparou o consumo de espinafre no mundo todo! Eu já vi notícias que diziam que ovos de galinha era o maior vilão para a saúde e depois de algum tempo era o alimento mais completo, depois o café, a manteiga, e na reação destas notícias, todo mundo partia para outra direção e fazia um determinado produto disparar em consumo e subir o preço!

Nestes dias vimos vários casos de manipulação de noticias para provocar ganhos em bolsa de valores.

11- Por ultimo conheça o contexto antes de tomar conclusões; estude, se aprofunde no tema, saia da superficialidade e terá mais segurança nas informações.

Para concluir, neste mundo a mentira é usada em todos os níveis, desde guerras, disputas por poder, interesses mercadológicos, até a necessidade de encobrir fracassos, pecados, crimes e enganar o próximo. A mentira está no mundo e é usada por ele, não nos espanta saber que este mundo já está no maligno e que ele é o pai da mentira.

Nos não somos do mundo, estamos no mundo, entretanto não somos dele!

Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hebreus 4:13

 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? João 18:38a

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Pr. José Eduardo Cicote

Views: 140

Deixe um comentário