No momento, você está visualizando Estrutura Organizacional de Crescimento – EOC

Estrutura Organizacional de Crescimento – EOC

  • Categoria do post:EOC

O EOC visa como primícia básica gerar o crescimento da Igreja local a partir da ação do Espírito Santo em cada crente. Permitindo, assim, o cumprimento da Palavra de Deus na vida de cada um, proporcionando a partir de cada indivíduo uma atuação na obra local.

Se considerar que a Igreja não é o local nem o prédio, temos que dizer que todos os crentes, da Igreja local, juntos formam a Igreja. Partindo deste principio, podemos entender que cada crente tem uma função no corpo.

O EOC proporciona e auxilia o crente a descobrir esta função, treina-lo, discípula-ló e desenvolver o progresso ministerial de cada um.

 

Objetos do Tabernáculo
Objetos do Tabernáculo

O Fundamento do EOC é o corpo de Cristo como Igreja, e a tipologia do Tabernáculo.

O EOC não afeta a base doutrinaria da Igreja local, nem difundi o legalismo religioso, simplesmente organiza os crentes em uma estrutura versátil, dinâmica e espiritual.

O objetivo do EOC é promover o crescimento numérico da Igreja com disciplinado.

 

A diferença do EOC com as outras estruturas, é que o EOC é totalmente espiritual.

Todos os crentes da Igreja são convidados a participar, mas não há obrigatoriedade.

 

Hierarquia

Lideres de ministérios

 

A priori se defini a hierarquia da Estrutura. O pastor principal é o lider da estrutura local.

 

A partir deste principio o pastor escolhe 4 lideres, um para cada ministério, a saber:

  1. O ouvir , (Oração) que vamos representar pelo Altar de incenso do Santo Lugar, este envolve desde interseção, louvor, reuniões de oração até clamores e libertação.
  2. O falar , (Alimento) que vamos representar pela Mesa dos pães da proposição, este envolve a parte de ensino, palestras, escritas, estudos.
  3. O ver , (Luz) que vamos representar pelo Candeeiro, este envolve o evangelismo, e todos os trabalhos direcionados aos não crentes.
  4. O mover, que vamos representar pela atuação dos levitas em transportar o tabernáculo e prestar serviços para o povo, este envolve a mesa diaconal e toda ação de filantropia , além do cuidado pelas coisas materiais da igreja.

O pastor como anjo da Igreja local é responsável diretamente para promover o crescimento. Logo, ele tem que estar atento a todos os serviços e corrigir as falhas em cada ministério. E todos os ministérios lhe devem ser subordinados.

O pastor também deve entusiasmar os lideres, promover estudos, e estar junto indicando a direção e solucionando os problemas. O pastor também ficara sensível a atuação de cada líder, podendo mudar os ministros, promover um rodízio ou caso necessário afastar o líder do atual ministério.

 

Lideres de Departamentos

Cada líder de ministério devera escolher os lideres de departamento.

Os departamentos devem estar divididos de acordo com a essência da atividade.

 

Aptidão ministerial para crentes

 

Todo crente será convidado a trabalhar, produzir os frutos, não enterrando seus talentos.

Para isso vamos desenvolver um teste de aptidão, alem da atuação dos lideres diretos e ministério de Intercessão.

 

Aptidão ministerial para crentes novos

 

Os novos serão levados a fazer sua escolha logo apos o batismo, a partir do teste da aptidão e entrevista.

 

O Discipulado

 

O líder ministerial devera promover a indicação para a unção do membro, após ungido o crente faz parte do ministério e estará pronto a cuidar de outros indicados pelo líder.

 

A Atuação dos crentes ungidos.

 

A partir da Unção o membro poderá trabalhar no ministério de forma a desenvolver a edificação do Corpo.

 

O Culto da Unção

 

O pastor presidente definirá a frequência e quando se dará o culto da Unção, indicando diretamente o objetivo que se quer alcançar.

 

Os crentes que forem ungidos receberão um broche com o símbolo do seu ministério. O objetivo disto e despertar o desejo para que todos se envolvam em seus ministérios.

 

O culto da Unção deve ser uma festa especial que alegre muito a Igreja.

 

O material do Discipulado

 

O material do discipulado será desenvolvido pelo pastor presidente juntamente com cada líder ministerial. O esboço poderá ser desenvolvido pelo departamento da ensino.

Views: 25

Deixe um comentário