Talvez uma das historias mais conhecidas do Velho Testamento seja a do profeta Jonas, engolido por um grande peixe, depois de tentar fugir para distante do lugar no qual Deus tinha determinado para ele ir.
Por consequência desta decisão tomou um navio para Tarsís, sentido contrario a Nínive, a missão era ir até Nínive e declarar ao povo da cidade, os juízos de Deus. Os Assírios Comumente inimigos de Israel, impuseram medo ao profeta, que interpretou ser uma missão muito difícil e pensando em se esconder de Deus até que Ele resolvesse procurar outro em seu lugar.
Por final, o navio em que estava fugindo na direção oposta, se precipitou com uma grande tempestade e Jonas sabendo o motivo, convence a tripulação a lançarem-no ao mar.
Um grande peixe o toma e leva até a praia, após três dias no ventre deste.
Então Jonas toma direção a Nínive e resolve obedecer as ordens de Deus.
Este é apenas um resumo da historia de Jonas, aconselho ler na integra todo o livro.
Jesus usará este episodio de Jonas para dizer aos Judeus:
Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;
Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. Mateus 12:39-41
Fica claro para nós, que cremos nas Escrituras Sagradas, entendermos estas declarações de Jesus, hoje.
Mas o que quero enfatizar é o fato que a pregação de Jesus está sendo anunciada até hoje e também, como os ninivitas não eram parte do povo de Israel, hoje não o somos. E temos ouvido o testemunho da verdade e se convertendo com a pregação de “Jonas”, este é um sinal para o povo de Israel.
Nós que éramos povos com costumes e tradições pagãs, como diz na carta aos Efésios no Novo Testamento. Ouvimos a voz do profeta da casa de Israel e reconhecemos nosso pecado nos convertemos, nos arrependemos e se entregamos a mensagem do “profeta judeu”.
Esta é uma prova do Poder de Deus e da palavra de Jesus, cada pessoa que se converteu e se converte com a palavra de Jesus, mostra que o sinal do profeta Jonas é real e verdadeiro.
A cada individuo de “Nínive” que se arrepende e busca o Deus de Abraão, Isaque e Israel, prova que Jesus é o Messias!
Graça e Paz sobre sua vida !
Pr. José Eduardo Cicote
Views: 62